quarta-feira, 27 de novembro de 2013

A CORAGEM, A LIBERDADE E A REVOLTA

Coragem... sim!
Por que ter coragem é preciso
É preciso ter coragem para se falar o que pensa!
Não sei porquê parece que falamos outra língua e 
Aqueles à nossa volta enchem-se de palavras de revolta, 
Manobras defensivas, frases ofensivas. 
Parece que nem sequer param para nos ouvir e 
Ficamos cheios de raiva, revolta e 
Ficamos nos defendendo de tantos ataques quanto possível, 
De todos os ataques de tudo o possivel
Nos destroçamos nutrindo nosso rancor, 
Nos calamos diante da nossa humilhação desvelada.
Sim porque humilhação só atinge quando é de domínio publico.
E criamos múltiplas situações em nossa mente,
Coisas que não chegaram a ocorrer, mas já nos machucam!
Morro pelas palavras ditas e pelas coisas não ditas também!
Matam-me as mãos dos homens e o vazio do meu pensamento.
Cobrem-me as dúvidas e incertezas e 
Estraçalham-me os caminhos mal percorridos!
As vezes quero explodir!
As pessoas la fora sabem muito bem,
algumas delas até bem demais,
As pessoas la fora me desconhecem,
algumas delas até bem demais,
Mas todas elas querem me dizer algo.
E todas me falam aos ouvidos, sem escrúpulos, restrições!
Mas sempre eu tenho que rever o que digo,
sempre eu sou o mais sensível,
mas sempre tenho que mudar minhas palavras,
sempre tenho que tornar mudas as palavras que se formam aqui dentro!
Isso não é justo, isso me revolta!
Revoltam-me as palavras hipócritas, as coisas sem liberdade,
e aquelas que nos tiram a liberdade!
Revoltam-me as palavras sem ideias, as palavras mortas,
as ideologias inertes!
Revolto-me com as ríspidas burguesias!
Revoluciona-me o desejo de ser livre,
Revira-me e devora-me o desejo de rebelião.
Revoluciona-me a alma livre, cheia de idéias,
Carrego comigo palavras num estojo.
Mas não para enfeita-las e usa-las frivolamente,
Mas para encerá-las, poli-las, refiná-las.
Pelas palavras nos formamos
E pelo desejo de sermos livres nos polimos e somos polidos!


Licença Creative Commons
O trabalho A CORAGEM, A LIBERDADE E A REVOLTA de Thomás Oliveira está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.almademacieira.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore conosco, tire suas duvidas, de sugestões de temas que você quer ver aqui no blog. Poemas que mais gostou, autores famosos na literatura entre outros.